Projeto Habitat Guarani, 2016-2017

No intuito de contribuir com o povo Guarani-Mbya da Terra Indígena do Jaraguá (São Paulo, SP), este projeto foi concebido em parceria entre a comunidade e os membros do grupo de pesquisa Habis (IAU/ USP São Carlos) no desafio de melhorar as condições sanitárias, com qualidade, sustentabilidade e, principalmente, adequadas aos modos de vida e de reprodução social das aldeias locais.

Os Guarani são agentes conscientes, autônomos e atuantes em sua luta política de reconhecimento de sua história, seus direitos e sua continuidade. Entretanto, as políticas públicas existentes são insuficientes e não asseguram as condições estruturais básicas e necessárias às famílias, sobretudo nas questões relacionadas ao acesso à terra, à moradia Guarani, ao saneamento, ao acesso à água potável e às práticas tradicionais de produção.

O projeto teve como objetivo específico a construção de um banheiro seco na aldeia Guarani que pudesse servir como apoio à Casa de Reza e à cozinha coletiva, além de servir como opção aos numerosos visitantes que passam pela aldeia, e de ser também uma demostração construtiva de uma alternativa à geração de esgoto.

O processo de construção e aprendizado ocorreu a partir da constituição de um grupo composto por jovens Guaranis da aldeia e por pesquisadores do Grupo Habis, gerindo um espaço de trocas, vivências e de formação mutua.

Saiba mais sobre as atividades.

Estrutura de eucaliptos e trama de bambu:

Barreamento com terra, areia e fibra:

Emboço com terra, areia e fibra:

Reboco de terra, cal e areia, sgraffito inspirado nos desenhos Guarani:

Banheiro seco de pau-a-pique finalizado!

Saiba mais sobre as atividades.

_______________

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s