Casa Ori Odara, São Carlos, SP, 2016.

OBRA EM ANDAMENTO

A casa Ori Odara nasce no meio rural de São Carlos. E surge numa busca pela tranquilidade, felicidade e por um morar mais coerente.

Esses entendimentos levaram o casal às primeiras percepções, conversas e desenhos. As condições do terreno, inserido numa área de matas de cerrado, com sua paisagem, seu entorno imediato, suas regras de preservação e seus elementos naturais, orientaram as possibilidades de uso do espaço e nortearam as técnicas construtivas escolhidas.

O desenvolvimento do projeto arquitetônico foi pensado a partir das possibilidades de utilização de materiais naturais e de sistemas construtivos que proporcionassem as condições necessárias para a regulação térmica e higrométrica da casa, de ventilação e iluminação natural, de salubridade e de estética arquitetônica.

O desenho propõe a criação de uma figura geométrica que nos evoca a forma de uma cabaça, inserida dentro de uma outra figura quadrada, sendo que as extremidades de seus dois círculos rompem com as linhas retas desta segunda figura, e proporcionam a constituição dos diferentes ambientes da casa, com formas únicas para cada cômodo, gerando surpresas e variados ângulos de visão. As áreas de intimidade da família foram situadas dentro desta cabaça, na parte central da casa, separando-as dos espaços sociais da edificação.

Projeto arquitetônico:

Estrutura principal, secundária e cobertura da casa:

Canteiro Aberto:
Durante a etapa do barreamento, momento propício por ser uma atividade com poucos riscos, abrimos o canteiro para visitantes (estudantes, profissionais e interessados) com o intuito de apresentar a casa e o projeto, promovendo uma roda de conversas sobre as escolhas dos materiais, dos sistemas construtivos e outras questões. Foi também um momento onde as pessoas puderam se aproximar dos materiais, da técnica construtiva e experimentar um pouco das práticas de produção. Foram atividades pontuais realizadas em finais de semana.

Animação feita durante um canteiro aberto:arca-terra-casa-ori-odara--pau-a-pique-construcao-ecologica-taipa-canteir-aberto-interior1

Etapa do barreamento:

Animação mostrando o andamento do barreamento da fachada oeste:arca-terra-casa-ori-odara-pau-a-pique-terra-cosntrucao-ecologica-taipa

Etapa do barreamento finalizada:

Projeto arquitetônico: ARCA Terra
Obra: em andamento – ARCA Terra, Grupo Cedro, Rafael, Guache, equipe Vicente

Superfície : cerca de 250 m².
sendo 98m2 de piso térreo, 43m2 de mezanino e 65m2 de varanda.

Paredes:
Técnicas mistas: estruturas primárias e secundárias de madeira (caibros e vigas) de demolição e fechamento das paredes com diferentes argamassas de terra e palha.

Revestimento interno:                                                                                                                     Emboços e rebocos realizados com argamassas de terra nos ambientes da sala, quartos e biblioteca.
Emboços e rebocos realizados com argamassa de terra e cal nas paredes do banheiro e da cozinha.

Revestimento externo:
Emboços e rebocos realizados com argamassas de terra estabilizadas com cal.

Sistema de cobertura:
Tesouras de eucalipto roliço cobertas por telhas cerâmicas.

Gestão das águas:                                                                                                               Recuperação das águas de chuva para uso externo;
Tratamento biológico das águas cinzas por meio de círculos de bananeiras;
Tratamento biológico das águas negras por meio de uma bacia de evapotranspiração.

_______________

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s